Por Redação, 01 Mai 2025 - Sem categoria
O Projeto Frente Beneficente para a Criança (FBPC), localizado em Fortaleza, foi premiado, em quatro importantes categorias, na edição deste ano do “Melhores do Ano FY 25”, durante o Encontro de Parceiros, realizado pelo ChildFund Brasil, em Minas Gerais, em abril deste ano.
Frente Beneficente foi reconhecido por suas diversas frente de atuação
O reconhecimento veio nas seguintes categorias:
1. Criança Protegida;
2. Mobilização de Parceiros;
3. Mobilização de Lideranças Comunitárias e;
4. Boas Práticas de Relacionamento com Doadores.
O evento de premiação aconteceu no dia 11 de abril, em Belo Horizonte, premiando as organizações sociais parceiras que executam as ações desenvolvidas pelo ChildFund Brasil. Foram nove categorias estratégicas e vinte organizações concorrendo ao prêmio.
A gestora social do Frente Beneficente para a Criança, Luciana Custodio, reconheceu o prêmio como resultado coletivo do trabalho desenvolvido pela equipe do FBPC e agradeceu.
“Estamos muito gratos ao ChildFund Brasil pela parceria e pelo reconhecimento aos resultados dos esforços de líderes, voluntários e profissionais que fazem o FBPC, tão dedicados à causa da criança. Seguimos juntos, protegendo crianças, desenvolvendo comunidades, criando futuros”, acrescentou Luciana Custódio.
ChildFund Brasil
O ChildFund Brasil promove o Encontro de Parceiros para avaliação e orientação sobre diretrizes do Plano Operacional Anual das suas Organizações Sociais Parceiras (OSPs). Em 2025, o encontro aconteceu em Belo Horizonte/MG, de 08 a 11 de abril de 2025. Vinte organizações estiveram reunidas nesses quatro dias, para momentos de capacitação, treinamento, avaliação e orientações para o planejamento do Ano Fiscal 2026.
O encontro foi aberto com a apresentação cênica do Quintal da Guegue, que trouxe brincadeiras, histórias, música e risos. Abrindo o processo formativo do Encontro, a convidada Elenice Cristine Batista Ferreira, Delegada Geral de Polícia - Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG, realizou uma explanação sobre “Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes”.
Encontro de Parceiros foi realizado pelo ChildFund Brasil em Minas Gerais
Sua apresentação contou com definições a respeito dos termos, estatística da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil (com recorte para o estado de Belo Horizonte, onde atua), consequências para as vítimas e fatores de risco, destacando os perigos da internet sem supervisão e diálogo entre pais e crianças.
Na sequência, o convidado Bebeto Zscaber, CEO do Movimento Choice, que desenvolve programas de aprendizagem para que jovens explorem seu potencial empreendedor, expôs o tema “Jornada de Apoio ao Empreendedorismo”. Na ocasião, ele apresentou conceitos, cases de sucesso, mitos, fases e desafios do empreendedorismo. Por fim, destacou a metodologia “Fundo Jovem Sustentável”, que será desenvolvida em parceria com o ChildFund Brasil e executada por suas organizações sociais parceiras.
Encontro foi aberto com a apresentação do Quintal da Guegue, com histórias, música e risos
O Fundo Jovem Sustentável é uma metodologia social que visa apoiar pequenos empreendimentos juvenis em contextos de vulnerabilidade social, fornecendo recursos para aquisição de equipamentos e materiais essenciais ao desenvolvimento dos negócios.
Planos, projetos e parcerias
O encontro também foi marcado pelo enfoque aos “Mecanismos Comunitários de Proteção”. Para exposição desta frente de trabalho do ChildFund Brasil, a gerente de Programas do ChildFund Brasil, Karla Correa, apresentou o resultado do mapeamento dos fatores de risco e de proteção infantojuvenil realizado com algumas organizações parceiras.
Vinte organizações estiveram reunidas, durante quatro dias, para momentos de capacitação
De acordo com os resultados apresentados, segundo ela, “as organizações sociais parceiras, a família, a escola, a igreja, a comunidade foram reconhecidas por todos os grupos focais e outros atores representantes da rede de proteção local como referências positivas na proteção, prevenção e atuação a favor da garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens”.
Na sequência, organizações sociais do interior do Ceará e do interior de Goiás apresentaram experiências exitosas de trabalhos realizados com lideranças juvenis, como mecanismo de proteção em nível comunitário.
Outro ponto alto do Encontro de Parceiros, realizado pelo ChildFund Brasil, foi a apresentação dos resultados e do plano Advocacy, apresentados pela coordenadora de advocacy do ChildFund Brasil, Águeda Barreto. O ChildFund tem desenvolvido pesquisas sobre “Mapeamento dos Fatores de Vulnerabilidade de Crianças e Adolescentes na Internet" e planejado novas campanhas e cursos educacionais com foco na proteção digital de crianças e adolescentes. Em breve, o ChildFund fará o lançamento oficial do Projeto “Navegamos Seguros e Safe Child: Escola de Proteção Digital”.
O ChildFund Brasil reforçou ainda suas políticas, ferramentas, cultura e orientações sobre monitoramento dos programas, prestação de contas, indicadores, sistema de apadrinhamento e visão estratégica e áreas de resultado para o próximo ano fiscal, com início em julho/2025 e finalização em junho/2026.
Ajude a continuar transformando para melhor a vida de crianças e famílias em Fortaleza
Quero Contribuir!