Mês da Mulher: ‘Frente Feminina’ promove festa de Carnaval e atividade sobre o cuidado com a memória

Por , 01 Jan 2025  -  Sem categoria

Festa de Carnaval do Frente Feminina

O grupo ‘Frente Feminina’, um dos projetos do Frente Beneficente para Crianças (FBPC), reuniu suas integrantes, neste mês de março em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, em dois momentos para promover o entrosamento e o autocuidado: uma festa de Carnaval e também uma atividade para combater a perda da memória. 

 

A festa de Carnaval, que ocorreu no dia 7 de março, contou com decorações e atividades temáticas para comemorar a data de forma divertida e consciente. A ideia foi levar para as mulheres tanto o clima da festa, mas também a confraternização e o entrosamento, tão importante para esse grupo.

 

Durante o encontro, as mulheres participaram de uma oficina para confecção de adereços carnavalescos e depois aproveitaram a festa com os enfeites criados por elas mesmas. Sob chuva de confetes e embaladas pelas músicas de marchinhas de carnaval, dançaram, brincaram e compartilharam um lanche ao final.

 

Para o psicólogo Francinilson Souza, coordenador pedagógico que ministrou a atividade, além da descontração, é uma forma de valorização da cultura das festas clássicas de Carnaval vividas por muitas mulheres em sua história. Uma das que esteve no evento foi Dona Marleide e enfatizou que amou ouvir as músicas de marchinha e reviver esse momento com boas lembranças.

 

“Elas se divertiram bastante, dançaram, cantaram, em um ambiente acolhedor e propício para interações sociais valiosas com o objetivo de atender às dimensões biopsicossocial de cada mulher", acrescentou Francinilson Souza.

 


Oficina de adereços de Carnaval

 

Cuidado com a memória

 

Já no dia 14 de março, as integrantes do ‘Frente Femina’ participaram de um encontro informativo e vivencial sobre a perda de memória e a importância do exercício da memória como prevenção de possíveis complicações. Durante a atividade, foi realizado um diálogo sobre o que é memória, o que pode causar sua perda e o que pode ser feito para melhorar esse aspecto da cognição. 

Também houve um momento de atividades lúdicas e vivenciais para trabalhar melhor o que foi tratado teoricamente. A ideia foi discutir o assunto memória no dia a dia e promover práticas saudáveis de exercitar tal habilidade, que naturalmente é perdida com a idade, principalmente com o estilo de vida que muitas pessoas idosas adotam com o tempo. 

Outro tópico importante da ação foi relacionar a perda da capacidade de lembrar com a saúde mental, em como esse aspecto impacta no corpo através da somatização e de como maus hábitos podem desencadear doenças, transtornos ou complicações graves principalmente na terceira idade. 

“O que mais chamou a atenção delas e funcionou como quebra-gelo foi o jogo da música, onde foi separada uma lista de músicas de suas épocas para a partir delas evocarmos lembranças da própria letra da música, além dos sentimentos e sensações que cada canção trouxe”, o psicólogo Francinilson Souza, coordenador pedagógico que ministrou a atividade. 

A música escolhida para encerrar a atividade foi “Emoções”, de Roberto Carlos, canção que trouxe sentimentos e memórias diversas para cada pessoa.  No fim, ainda foi realizado um sorteio para as mulheres.

“Foi muito gratificante ver a vontade de cada participante em cuidar de si, pelo simples fato de sair de casa para fazer uma atividade social tão importante, o que por si só já estimula o cérebro e ajuda no processo de envelhecimento saudável", pontuou o psicólogo. 

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz toda diferença!

Ajude a continuar transformando para melhor a vida de crianças e famílias em Fortaleza

Quero Contribuir!

Estamos prontos para ouvir você!

Fale conosco

© 2020 Projeto Frente Beneficente para a Criança